sexta-feira, 4 de maio de 2012

Aristotelicamente



Iniciar o Windows. Abrir documentos
Atalho para plano de capítulos: Tese
É possível viver apenas dessa ascese?

Dizem que a vida é feita de momentos
Confesso que ando cansada
Cansada da vida-como-ela-é...
Cansada do excesso de realidade
Preciso de um tempo para o café...

Qual o problema em curtir uma ilusão?
Em desfrutar do prazer de se deixar iludir?
Ah! o romantismo tem um quê de alienação!!
Ah, sim e daí??!!!!

Também dá uma dose extra de oxigênio
Para o cérebro, pulmões e coração
Máquinas de pensar, escrever e publicar
Máquinas de lecionar, corrigir e falar...

Necessitam de lubrificação para a alma...
Cultivar no espírito a salutar Eudaimonia...
O melhor homem sempre merece mais
Afinal, isso Aristóteles já deduzia

E merecimento é coisa que se conquista
Não te chamarei mais de vaidoso
Que é atributo mesquinho
Apenas te considerarei belo, justo e gostoso

Já que uma das virtudes do que é bom
Pode também ser saboroso
É possível desejar como se deve?
substituindo o honroso pelo espirituoso?

Meu espírito inquieto
Busca nos epicuristas alento
Pois faço em honra da tua divindade
o que em minha natureza encontra conformidade

Será que nisso há coerência?
Será que busco entortar a reta consciência?
Ou querer o que é de merecimento ter
Implica na arte de inventar Algo que pode ser ou não ser?

Já que não tem nome o meio-termo
Não encontro no meu desejo torto
A direção sensata do agir
Por isso o meu desejo raciocinativo
Não corresponde ao raciocínio desiderativo

Ao menos compreendi
Que não é só a minha alma privada de razão
Mas que na alma; razão, desejo e sensação...
controlam a verdade e a ação

Fico mais feliz assim...
Em paz com tua honra e comigo
Das escolhas que cabem a mim
há verdades, excessos e faltas
só não podes condenar-me, querido

de agir contra a minha verdade
ou contra a tua vontade
aceito ser condenada
por agir, mas não por ficar calada...

Sei que és um homem de tato
Reúnes sabedoria prática e filosófica
Na humanamente particular existência
Admiro essa tua capacidade para ponderar
Sobre as coisas necessárias e universais

Só espero que consigas também
Ater-te ao importante e fundamental
Pois quando temos Algo especial
É imprescindível desfrutá-lo como convém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário