sábado, 28 de abril de 2012

Acasos e coincidências... (existem ou não?!)

... e, relendo Bulfinch, para relembrar a lenda de Eros e Psique, como convém ao bom historiador (nada como um argumento de autoridade!!!)...
... eis que me deparo com o seguinte trecho:


"A lenda de Cupido e Psique é, geralmente, considerada alegórica. Psique em grego significa tanto borboleta como alma. Não há alegoria mais notável e bela da imortalidade da alma como a borboleta, que, depois de estender as asas, do túmulo em que se achava, depois de uma vida mesquinha e rastejante como lagarta, flutua na brisa do dia e torna-se um dos mais belos e delicados aspectos da primavera. Psique é, portanto, a alma humana, purificada pelos sofrimentos e infortúnios e preparada, assim, para gozar a pura e verdadeira felicidade."

E, por que hoje é sábado... anda lá mais alguns versos... sobre o amor e os tantos desencontros dessa vida...


um pedaço de mim anda perdido no mundo
buscando a metade que foi roubada
porque os deuses invejosos
de tão puro amor humano
vingaram-se ao perceberem que é possível
tal encontro de almas separadas pelo tempo...
provaram seu poder ao permitirem o reencontro
e sua maldade condenando-os ao desencontro...

podem ver-se
mas não podem tocar-se
podem tocar-se
mas não podem ter-se
podem encontrarem-se
mas não podem permanecer
podem amar-se
mas não podem pertencer um ao outro...

Renata Gomes, Dez/2011

Anima - Milton Nascimento

4 comentários:

  1. PARABENS Renata pelo blog..com certeza estarei aqui muito seguido!

    Coincidências..alguém dúvida??o texto acima, primeiro que li no teu blog..não foi um mero acaso,
    lindos versos, que dizem muito!! Quem é o autor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, que bom te receber aqui... os versos e os textos quando não indico a autoria são meus mesmo!! abração. E obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. Achei que os versos eram teus..confirmei, mais uma vez parabéns!!
      Gostaria de ter o dom..expressar sentimentos com palavras!! ainda bem que tenho amigas q resolvem isto por mim..teu texto, expressou muito de mim, Obrigada!!

      Excluir
    3. Que bom Diana, fico muito feliz por isso... meus amigos às vezes pedem que eu comente poesias ou temas, de repente tu podes sugerir, se eu puder escrever o farei com muito prazer. grande abraço e beijos!

      Excluir