sexta-feira, 15 de junho de 2012

Por que é bom amar.


Sabe por que é tão bom te amar?!
Porque a tua atitude diante de mim revela uma disponibilidade para ser amado. És uma pessoa amável.
Não existe maior contentamento para a alma do que a reciprocidade. É tão bom quando amamos quem quer ser amado. Não necessariamente quem precisa ser amado.
Todos nós precisamos ser amados. Essa é uma circunstância existencial humana.
Não é disso que falo. Falo desse estado de espírito da pessoa que se torna disponível para aceitar e retribuir às solicitações, de carinho e afeto, proporcionadas pelo dar e o receber de outro, em outro, pelo outro.
Em geral as pessoas vagam pela vida procurando amores, afetos, carinhos, em geral todos querem receber isso, porque é muito bom ser amado. Entretanto, poucas são as pessoas que se dispõe a doar-se da mesma maneira. Amar é um gesto de doação de si ao outro.
Não estou falando sobre amor incondicional, ao contrário, estou falando em amor recíproco, aquele sentimento de estar junto mesmo que longe, de participar das aflições do outro com solidariedade, de percebê-lo com confiança e respeito, de contemplá-lo sem restrições, de conversar sem meias-palavras, de estar-sendo sem medo.
O amor exige valentia moral. Banca-se o amor como uma aposta alta em um cassino de luxo.
Para ter amor, para ser amado é necessário coragem e disponibilidade para arriscar-se.
Por isso é tão bom te amar. Por que sabes amar. Por que sabes retribuir. Por que sabes ser apenas e tão somente humano, na humana condição de amante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário